Dicas - 22/08/2019
4 mitos sobre mecânica de caminhões
O problema é que diversos hábitos antigos em relação à mecânica de caminhões já não são necessários, além de não oferecerem proveitos ao veículo. Saiba quais são os mitos sobre mecânica de caminhões.
Se você vive no mundo do transporte de cargas, sabe que existem mitos e verdades sobre mecânica de caminhões.

A experiência é um fator importante na condução de um caminhão. Mas também pode carregar alguns vícios e hábitos errados, passados de geração a geração.
Por essa razão, muitas das vezes pode surgir muitas dúvidas nesse mundo sob rodas, confundindo profissionais e até mesmo leigos no assunto.

Para sanar essas dúvidas, separamos 5 mitos sobre a mecânica de caminhões. Continue lendo.
 

1. Aquecer o motor

Aquecer o motor antes de partir é um dos mitos da época em que os caminhões não tinham injeção eletrônica. Nesses modelos, os óleos lubrificantes também não eram tão viscosos.

Muitos caminhoneiros ainda acreditam que é preciso manter o motor do caminhão ligado por até 15 minutos antes de rodar. Porém, especialistas afirmam que o caminhão só deve se aquecer rodando. Isso porque existem vários componentes que, parados, não recebem calor e aquecimento.
 

2. Tirar a válvula termostática

Alguns motoristas não acreditam que é preciso utilizar a válvula termostática. Essa peça é um componente do motor que regula a divisão de fluxo do líquido de arrefecimento entre o motor e o sistema do radiador.

Quando o motor está frio, ela mantém o líquido circulando apenas no motor, para que ele aqueça mais rápido. Já quando o motor está aquecido demais, ela transfere a circulação para o sistema do radiador.

Mesmo assim, muitos motoristas insistem em retirar a válvula, reduzindo a capacidade de arrefecimento do motor à metade. Isso porque mantém o líquido sempre circulando tanto pelo motor quanto pelo radiador.
 

3. Passar óleo no chassi para evitar corrosão

Mito. Passar óleo de mamona no chassi do caminhão aumenta o acúmulo de impurezas e de minério, gerando uma espécie de goma, o que prejudica os componentes do veículo.

Além disso, a prática pode causar o ressecamento de objetos emborrachados, como vedações e mangueiras.

Dessa forma, a melhor alternativa para cuidar da aparência do caminhão é manter o chassi limpo com produtos próprios, já que a tinta do chassi já é anticorrosiva.
 

4. Descer no ponto morto para economizar combustível

Descer no ponto morto, ou na chamada “banguela” além de não economizar combustível gasta ainda mais do mesmo, já que a injeção eletrônica interpreta que o motor está em marcha reduzida e direciona ainda mais diesel para o motor.

Além disso, a segurança também é comprometida, pois a efetividade do freio pode ser prejudicada em momentos de frenagem brusca. Portanto, deixe a marcha engatada em descidas, já que o sistema de injeção libera combustível quando o motorista usa o freio motor sem acelerar, de acordo com o peso da do caminhão em movimento.

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